OBRIGADO PELA VISITA!

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

sábado, 24 de dezembro de 2011

COMEMORAÇÃO DO NATAL E DA CHEGADA DO ANO NOVO

É tempo, queridos irmãos, de encetarmos de forma mais madura, segura e resoluta a busca da verdadeira redenção. Não importam as veredas ásperas, espinhosas ou escarpadas que já trilhamos ou iremos fazê-lo. Pastorino Torres diz em Minutos de Sabedoria que “a Terra não é um parque de diversão”. Grande verdade, pois é, na realidade, uma arena onde pululam guerras, vicissitudes, dificuldades, obstáculos, os mais variados possíveis, que nos rodeiam, além dos “leões” internos representados pelas tendências negativas que temos que enfrentar e vencer.


É tempo, como dizem os Espíritos superiores, de aquele que assumiu o propósito de renovação encontrar ensejo de comprovar o quanto foi sincero e firme, pois defrontará diuturnamente adversidades que requerem paciência, humildade, amor, caridade e perdão. Novidade? Jamais. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta que conduz à perdição”, já o orienta Jesus (Mt. 7:13 e 14).
Por outro lado, os que se comprazem no mal encontrarão sempre a oportunidade de extravasarem as más tendências, de se chafurdarem na lama.
É importante afirmar que em razão das nossas imperfeições, do quanto de inclinações perversas, egoístas, orgulhosas e intolerantes carregamos, não precisamos de grandes esforços para a realização do mal. Agimos obedientes a um automatismo construído ao longo de diversas reencarnações. Por isso o mal sobeja em nosso Planeta, sobrepujando o bem.
Agora, fazer o bem, sim! Esta ação exige grandioso esforço de nossa parte porque temos que criar hábito novo que se oponha aos procedimentos contrários frequentemente externados no passado. Em razão disso é que o já citado Paulo de Tarso assevera: “Acho então esta lei mim: quando quero fazer o bem, o mal está comigo". (Romanos 7:21).
O Cap. XVII, de O Evangelho Segundo o Espiritismo nos informa: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más inclinações”.
Ao Espírita, portanto, recomenda-se a luta diária contra as propensões do homem velho através da criação de hábitos sintonizados com a ética do Cristo. Este projeto transformacional deve alicerçar-se num compromisso consciente, numa vontade firme e num exercício permanente, em que jamais faltem paciência, resignação e determinação. Agindo dessa forma, ainda que algumas ou muitas vezes a pessoa caia, encontrará em si sempre motivação para reerguer-se prontamente, extraindo da queda lições que fortalecem as ações futuras.
Jesus, para encorajar-nos, diz: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33). O Livro dos Espíritos, Questão 625, registra: “Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra”. Jesus é o modelo da perfeição humana na Terra. O mundo é cheio de aflições, estejamos otimistas e esperançosos, pois o venceremos, como Jesus o fez.
A forma mais justa de comemorarmos o nascimento do querido irmão Jesus, Governador do nosso Planeta, é através da assimilação das suas sublimes lições, que promovem o conhecimento da “verdade que liberta” e constituem o “caminho da verdade e da vida”, e da sua prática no dia a dia diante de todos os nossos semelhantes indiscriminadamente, não só no dia de Natal, porém durante todos os 365 dias dos anos novos que o Pai Celeste sempre nos concede para construção da perfeição espiritual.
Para estimular-nos às mudanças necessárias Jesus nos exorta: “Vinde a mim todos vós que andais cansados e oprimidos, que eu vos aliviarei”. (Mt 11:28). Isto significa que, aproximando-nos dEle, teremos a vontade e a coragem ampliadas pelo seu estímulo e inspiração, e a certeza cabal de sermos vitoriosos no nosso caminho de Jerusalém para Jericó, mas reiterando  o exemplo magnífico do Bom Samaritano, longe, muito longe da hipocrisia do sacerdote e do levita.
Saulo de Tarso é prova disso, pois, após se transformar em Paulo e seguir fielmente as instruções de Jesus, declara:
“Já não sou eu quem vivo, mas o Cristo que vive em mim” (Gálatas 2:20)
Osvaldo Ourives

Nenhum comentário:

Postar um comentário